terça-feira, 10 de março de 2009

Site da PMB se transforma em Utilidade Pública durante a enchente

Foi analisado o site da Prefeitura Municipal de Blumenau atualizado diariamente pela Secretaria de Comunicação. O Período de análise foi de uma semana, 22 a 29 de novembro de 2008. Além de notícias relacionadas à enchente, o site foi de suma importância nas informações de utilidade pública.


22.11 - SÁBADO

No sábado o Prefeito João Paulo Kleinübing declarou estado de emergência total na cidade, que até o momento era parcial, devido as fortes chuvas haviam caído nos últimos dias.

23.11 - DOMINGO
O domingo foi o dia em que a cidade entrou em caos. No site, este dia, foram publicada uma série de informações para as pessoas se orientarem em caso de enchente, os procedimentos a serem tomados em cada situação, o prefeito solicitando auxilio das empreiteiras, pedidos de doação de colchões a comunidade, funcionamento dos ônibus, e a suspensão do atendimento escolar.

24.11 – SEGUNDA-FEIRA
Neste momento o site já estava mais voltado a Utilidade Pública do que um informativo. Informações como previsão do tempo em Blumenau para a semana, horário parcial dos ônibus, localidade do abrigos, boletins da Secretaria de Saúde (1 e 2), do Samae, suspensão das atividades escolares, número de desabrigados, canceladas atividades sociais, locais para doações, entre outras. Na segunda-feira ainda o Prefeito decretou estado de calamidade pública na cidade de Blumenau.

25.11 – TERÇA-FEIRA
A partir dessa data já foi informado mais alguns lugares para encaminhar as doações aos desalojados da enchente, que são o Sine (Sistema Nacional de Empregados de Santa Catarina)
e também o Pró -Família além de informar os 45 abrigos que estavam atendendo a população.
A prefeitura continuaria fechada ate o dia 28/11/08, mas os funcionários foram convocados para auxiliar nos trabalhos de ajuda a comunidade.
Também na Secretária de Saúde e Coordenação Odontotologia da Secretaria Municipal de Saúde.
Assim as Unidade de Saúde voltam a funcionar nesse dia.
È avisado a comunidade que o Corpo de Bombeiros foi transformado em hospital é que qualquer ferido pode se encaminhar ao local.
Nessa data também foi informado que os helicópteros continuavam auxiliando as áreas isoladas levando mantimentos, fazendo as buscas e ainda foi informado o número de mortes ate o presente momento em toda a cidade.

Também foi passada a previsão do tempo
A Faema pede a população que puderem disponibilizar locais para depositar o lixo, entulhos e outros materias que foram resultantes dos deslizamentos e alagamentos na cidade.


26.11- QUARTA-FEIRA
A previsão do tempo era de tempo instável ainda até o final da semana, o diretor da defesa civil alertou para que as pessoas evitassem sair de casa. E ainda trazia a medição do rio que estava com 4,58 metros acima do nível normal, mas que continuaria baixando.
Outra informação do dia era dos ônibus que voltaram a circular pela cidade, o nome das linhas e os terminais que estavam funcionando.
Ainda nesta data as informações foram direcionadas ao trabalho realizado pelos PMS em Blumenau que estavam nas ruas para evitar furtos e problemas da população.
Com os problemas da população e dos desabrigados e desalojados na cidade foi instituído um serviço de coleta das doações para as pessoas atingidas pela tragédia.
Um balanço geral foi apresentado sobre o número de doações recebidas e do número de pessoas atingidas pela catástrofe, os números aparecem detalhados informados e levantados pela assistência social da cidade e da defesa civil.


27.11- QUINTA-FEIRA
A partir de agora 62 abrigos já estão espalhados pelos bairros para atendimento,
10 polícias militares levaram na manhã de quinta-feira, medicamentos e alimentação aos moradores do morro do Baú. E um dos pontos de coleta, a Vila Germânica, informa quais os alimentos que estão em falta.
Retorna o funcionamento de duas ETAs, que contam com a produção de água normalizada.Mas enquanto muitos continuam ainda sem água, moradoresd isponibilizam água de poço a visinhos.
A a Defesa Civil e o Samae solicitam que as pessoas que residem nas áreas onde o fornecimento de água está restabelecido, que procurem economizar o máximo possível.
É também informado a população quais as Unidades de Saúde que estão funcionando normalmente e sobre seus atendimentos prioritários.
Duas pontes moduladas serão erguidas nesta quinta-feira ainda para auxiliar comunidades isoladas no bairro do Garcia.
O hemocentro faz um pedido para que a população comece a doação de sangue para ajudar as vítimas da enchente ao mesmo tempo em que a Secretária de Saúde de Blumenau, da orientação a população sobre vacinação contra a Leptospirose e Tétano.

È pedido a população que colobora com a Operação Esperança, para proteção e assistência as vitimas da enchente e dos deslizamentos no município.

È informado a população sobre a liberação de meia pista da rua 1º de Janeiro() e também sobre a liberação da primeira ponte móvel na rua Emilio Tallmann

Ainda na quinta-feira o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, decreta luto oficial de três dias no Estado devido a calamidade que aconteceu.


28.11- SEXTA-FEIRA
Na sexta-feira, após a tragédia alguns CEIs voltam a atender em regime de plantão.
O rio estava estável e sua medição passou a ser feita duas vezes ao dia e não mais de 60 em 60 minutos.
A fundação Pró-Família suspendeu suas atividades por tempo indeterminado além das atividades dos grupos externos que consistem em oficinas de dança, folclore, capoeira, violão, esportes, judô e coral.
A classe empresarial se mobilizou para ajudar os atingidos, e foi criada uma conta bancaria para as pessoas interessadas em doar.
Informações sobre o abastecimento de água na cidade que estava bem comprometido.
A secretária de obras informou que a estimativa era de que 80% das ruas da cidade estariam em condições de passagem até sábado.


Como fazer as doações
para Blumenau foi tema ainda na sexta-feira que trazia dados das contas bancarias para a realização das doações.
O Seterb informou a população sobre os horários e as linhas do transporte coletivo para os dias 29 e 30.
A Semed, informou as decissões sobre o final do ano letivo nas escolas minicipais e estaduais.
Os Ambulatórios Gerais, Unidades Avançadas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família trabalharam em sistema de plantão para atender as vitimas da enchente.
A Vigilância Epidemiológica de Blumenau orienta a população sobre como evitar o contágio de lectospirose e outras doenças transmitidas.
A coleta de lixo na cidade foi mantida e a listagem das ruas onde teria os caminhões estava discriminada em logo após o comunicado.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semascri), informou a necessidade de voluntários para trabalhar nos abrigos montados na cidade.
A prefeitura informou ainda no dia 28, que o atendimento ao público voltaria na quarta-feira dia 3 de dezembro. Mas que os funcionários estavam convocados para voltar ao trabalho na segunda-feira dia 1 de dezembro.


29.11- SÁBADO
No sábado saiu um balanço da tragédia em Blumenau, onde contava que 50 mil pessoas já tinham sido atingidas. A situação quanto ao ônibus, as áreas de risco e mais informações sobre as doações também foram noticiadas no sábado. A partir deste dia a cidade passou a iniciar um longo processo de reconstrução de dura te hoje e não tem previsão para finalizar.


Liciane Tavares, Luana Nascimento, Samira Geissler

















Nenhum comentário:

Postar um comentário