segunda-feira, 8 de junho de 2009

Uma questão de aceitar ou não!

A teoria organizacional nos explica de que forma os profissionais do jornalismo precisam se adaptar as linhas editoriais, as formas de organização de um determinado meio de comunicação. Criada por Warren Breed, essa teoria insere o jornalista na organização para a qual trabalha.
As teorias organizacional mostra que toda notícia é apenas uma versão do que acontece e não a totalidade, verdade daquilo que aconteceu.
Breed diz que os profissionais de jornalismo passam por constrangimentos nas organizações que desenvolvem seu trabalho e acredita que eles acabam dando maior importância as normas e a política editorial, deixando de lado seus impulsos quando for selecionar uma notícia. Mesmo com o código de ética do jornalista os profissionais ainda não são livres.
Dificilmente algum jornalista vai ser contra àquilo que é norma da empresa. Maior parte deles tem que se conformar e seguir a linha política e editorial de cada veículo. Além dos métodos de trabalho existe também o fator tempo, quando o jornalista é pressionado acaba sendo influenciado ainda mais pela organização que trabalha.
Percebemos então que a teoria explica como se comportam os profissionais do jornalismo em relação aos meios de comunicação, as organizações que seguem uma linha editorial levando em conta interesse políticos e econômicos. Assim, é necessário que o jornalista drible suas emoções e vontades para trabalhar com harmonia e desenvolver seu trabalho com vontade e verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário