terça-feira, 9 de junho de 2009

Teoria de ação organizacional da comunicação política

José Marques de melo, Jorge Pedro Sousa, Felipe Pena e Mario Wolf


São alguns dos autores que explicam a teoria organizacional, e apontam-nas como fatores que influenciam durante o processo fabricação das informações que são veiculadas pela mídia jornalística.

Diante do assunto exposto pelos colegas compreende-se de que maneira o jornalismo é regido pela sociedade. A política está à frente de todas as informações que são divulgadas. A final, como qualquer empresa prestadora de serviços, as mídias jornalistas precisam ao final do ano obter valores positivos de receitas, do contrário, não sobreviveriam. Nesse ponto de vista, surgem os publicitários, e é através da propaganda que a receita se multiplica e mantém um veículo de informação. Assim o jornalismo já passa a ter atrelamentos, segundo os autores, a política que controla o estado é a principal causadora do controle das informações que são publicadas, com leis e regras que devem ser cumpridas o jornalismo passa a se policiar mais, divulgando informações de forma mais amena quando o partido político lhe convém.

Dessa maneira, o jornalismo passa a ter uma teoria que explica a presença da organização política dentro do estabelecimento. As regras servem para controlar as informações que serão ou não publicadas, a partir disso, criam-se as ideologias dos meios de comunicação. Assim, cada um tem seu posicionamento, porém, os que não se encaixam dentro das regras do estado, ficam sujeitos as penas das leis.

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