Não é um produto palpável, mas tem de ser atraente, convincente e bem elaborado. Não é uma produção de fábrica, mas é agitado, não tem horários definidos e funcionários dedicados. A notícia – o produto - é finalizada dentro de redações - produção – das empresas jornalísticas. Um processo que começa longe da empresa, mas em alguns casos – rádio e televisão - pode até ser encerrado longe dela. Entender como todo este processo de produção funciona, quais são os engredientes do produto e de que forma acontece sua montagem, faz parte dos estudos da teoria do Newsmaking.
Informação em abundância. Existe um excesso de matéria prima, o que exige um planejamento da produção jornalista. Associa-se a uma produção industrial, com critérios que definem a qualidade e o tipo de produto que deve ser fabricado. São pelo menos três critérios básicos: seleção, angulação e organização.
A seleção obedece um conjunto de critérios pré definidos na profissão, pela empresa e a ética da profissão. Desta forma, entre diversos fatos são selcionados aqueles que se tornarão notícia. A angulação é a forma como estes fatos serão abordados para a elaboração da notícia. A organização trata do serviço prático da captação das informações para elaboração dos demais processos.
De uma forma geral, a produção da notícia obedece uma rotina determinada pelos critérios de noticiabilidade, acrescidos dos interesses empresariais. Se fosse comparado com um produto industrial, seria a produção do que teria mais facilidade de venda, no caso da notícia, mais facilidade de aceitação do público receptor das empresas de comunicação.
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