Pela Teoria de Newsmaking, o discurso jornalístico é um modo de construção da realidade. A notícia define um acontecimento e reconstitui significados sociais e formas de fazer coisas. Os meios de comunicação são emissores de mensagens socialmente produzidas. Essa teria investiga com mais detalhes o processo de investigação da notícia e Modelo que postula os discursos jornalísticos e são produzidos a partir de operações (práticas profissionais) e pressões sociais. Alguns elementos são fundamentais para esta teoria, como por exemplo a noticiabilidade, constrangimentos organizacionais, construção de audiência e rotinas de produção.
Pesquisa:
http://teorias-comunicacao.blogspot.com/2003_10_05_archive.html
Newsmaking. Para Gaye Tuchman, a notícia define um acontecimento e reconstitui significados sociais e formas de fazer coisas. Um artigo conta uma estória, com lógica própria, teia de factualidade e forma narrativa associada. Por outro lado, as notícias esboçam e reproduzem as estruturas institucionais. No desempenho rotinizado das tarefas, o jornalista trabalha atento a regras organizacionais, que delimitam o campo de actuação. Na medida em que a consciência e o sentido de pertença a um grupo profissional se articulam com os objectivos da organização noticiosa, a produção noticiosa considera-se construção social da realidade. O enquadramento noticioso é constituído por sequências da vida quotidiana, pedaços seleccionados da actividade permanente, fluxos inteligíveis e negociáveis no interior da redacção. A noticiabilidade é, assim, um produto de negociações planeadas para escolher as ocorrências diárias de entre a multitude de acções.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário