terça-feira, 2 de junho de 2009

Niusmeikin

Há duas postagem atrás, falávamos sobre a teoria do Getekepper. Portanto, entender o Newsmaking não é muito difícil, uma vez de que ele se trata de um aprofundamento desta teoria. É a teoria do Newsmaking que investiga em mais detalhes a cultura de trabalho dos profissionais na mídia e o processo de fabricação de seus produtos.

Em nosso caso, como futuros profissionais da área do jornalismo, é preciso a consciência de que o produto de um jornal é a notícia. Mas, como o fato pode ser transformado em notícia? Por que ele é notícia? Partindo do princípio que são adotados critérios de noticiabilidades para a transformação do fato em notícia, é permita a reflexão sobre o acidente do avião da companhia Air France, ainda desaparecido desde o término desta postagem.

A necessidade de divulgação do fato tornou-se imprescindível, afinal, ene fatores entram em questão. Estamos falando de um acidente com o meio de transporte considerado o mais seguro no mundo; de possíveis mortes ocorridas em massa; de pessoas altamente relevantes na sociedade envolvidas. Pronto. Os motivos para a publicação do fato são todos evidentes e merecem o seu devido destaque.

Porém, é necessário levar em consideração alguns espetáculos jornalísticos que surfam sobre a crista da tragédia. Entre eles, estão longas matéria exibidas por programas especializadamente jornalísticos que garimpam pelos sortudos que ficaram em terra sem embarcarem no vôo.

Ora, qual grande avião não deixa passageiros em terra por motivos de atrasos, mudanças de planos ou horários? Me arrisco em dizer: todos. É neste momento que é possível explorarmos a teoria do Newsmaking e questionar o porquê de produções jornalísticas como estas, uma vez que se distanciaram do foco e ganharam proximidades no contar de histórias de cada sobrevivente de sorte.

Um objeto de estudo ao Newsmaking. Uma falta de respeito a quem realmente sofreu.

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