terça-feira, 2 de junho de 2009

Newsmaking

O newsmaking foi criado com intuito de estudar os processos de produção da notícia desde seu estudo em redações até seu resultado de repercussão na mídia em geral. Trata os meios de comunicação como emissores de mensagens socialmente produzidas, desta maneira responsabiliza os jornalistas e seus meios pelos materiais divulgados. O que nos é muito interessante pelo motivo de que, uma vez assinado, o jornalista ou meio podem ter ao menos, consciência moral de que as informações dirigidas á seu público repercutirão de alguma maneira num meio social.
A notícia deve ser integralmente produzida com seriedade, sem interesses pré estabelecidos por qualquer meio. Mas infelizmente não é isso que acontece sempre em redações por muitos motivos. Muitas vezes a notícia é submetida a diversas questões. O que interessa ao público nem sempre é o que de algum modo trará lucros aos meios de comunicação, então há de se fazer um jornalismo íntegro, tendo o público como alvo principal. Essas questões vêm sendo discutidas fervorosamente por anos em salas de aula, redações e até em programas de televisão. Porém, na rotina de produção das notícias nem sempre são articuladas de acordo com os interesses da maioria da população e sim, permeiam entre patrocinadores e lucros.
O que faz cada vez mais existir o fenômeno de segmentação. O público procura em meios específicos sobre o que quer saber, ler e assistir.Isto é uma tendência mundial e logo virão outras teorias e públicos a fim de para explicar esses novos fenômenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário