A questão ética é sempre algo que, quando discutível,nos faz perceber o quão o jornalismo em geral torna-se defasado de seus próprios princípios. Muitos jornalistas “esquecem” que existem um Código de Ética para a profissão e trabalham sem se basear no mesmo.
Um bom exemplo foi nos apresentado na aula do dia 02 de junho de 2009 sob a orientação de nossa professora Ofélia. A matéria que nos foi passada foi apresentada na CNN (uma das maiores e mais respeitadas emissoras de TV do mundo), o grande deslize desta matéria foi que os produtores, jornalistas e editores na empolgação de terem conseguido um “furo” de reportagem acabaram por se esquecer dos princípios básicos de uma jornalismo de credibilidade. A matéria foi ao ar condenando os EUA por terem matado milhares de inocentes durante a Segunda Guerra Mundial com gás letal. A matéria causou muita discussão, debate e revolta de quem realmente estava á par do que havia acontecido.
A verdadeira história não foi a publicada, havia muito erro em relação aos fatos comentados. Tendo o artigo 11° do código em que “o jornalista é responsável por toda a informação que divulga...” a empresa se responsabilizou juntamente com seus jornalistas e por este motivo, veio a público e assumiu o erro para toda a população, o que se tornou de alguma maneira humilhante, pois não estamos falando de uma simples TV local (o que por ser deste porte, não a exime de seus deveres), mas se espera mais de uma emissora com tanta repercussão e na teoria que tem os melhores profissionais do mercado. Esse erro feriu o artigo 11° do código em que “o jornalista é responsável por toda a informação que divulga...”
Este trabalho nasceu com o intuito de ser histórico, pois reuniu numa única matéria dois grandes nomes do jornalismo: CNN e Times, esses dedicaram seus profissionais por meses para um único trabalho, que não foi bem sucedido.Temos um exemplo de favorecimento dos meios, pois quis juntar-se e passar á população cada vez mais a marca para a qual trabalham, exemplo claro de que foi violado mais uma vez o Código de ética, em seu Art.13° em que nos diz que “O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.”
Outro ponto muito importante e que levou a todos esses transtornos foi a coleta indevida das informações para a matéria, o que também é citado no Código de Ética, pois não há informação correta se os meios que o jornalista utiliza não sejam confiáveis ou ao menos necessários.Como cita o Art.14 “Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.” Os jornalistas na publicação em que se redimem à sociedade acabaram confessando que não ouviram o número necessário de pessoas para que se tivesse credibilidade na matéria.
Esse como foi citado, é um exemplo clássico de não subordinação dos profissionais de comunicação aos meios. Justo no seu Art.7° em que se estabelece que “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação”.
Não podemos dizer que todos os profissionais que ao menos conhecerem o Código de Ética estarão imunes ao erro e aos deslizes do dia a dia, mas se ao menos se dedicarem as boas práticas profissionais, menos erros ocorrerão e mais qualidade de notícias teremos seja em qualquer meio que utilizarmos para nos atualizarmos.
Um bom exemplo foi nos apresentado na aula do dia 02 de junho de 2009 sob a orientação de nossa professora Ofélia. A matéria que nos foi passada foi apresentada na CNN (uma das maiores e mais respeitadas emissoras de TV do mundo), o grande deslize desta matéria foi que os produtores, jornalistas e editores na empolgação de terem conseguido um “furo” de reportagem acabaram por se esquecer dos princípios básicos de uma jornalismo de credibilidade. A matéria foi ao ar condenando os EUA por terem matado milhares de inocentes durante a Segunda Guerra Mundial com gás letal. A matéria causou muita discussão, debate e revolta de quem realmente estava á par do que havia acontecido.
A verdadeira história não foi a publicada, havia muito erro em relação aos fatos comentados. Tendo o artigo 11° do código em que “o jornalista é responsável por toda a informação que divulga...” a empresa se responsabilizou juntamente com seus jornalistas e por este motivo, veio a público e assumiu o erro para toda a população, o que se tornou de alguma maneira humilhante, pois não estamos falando de uma simples TV local (o que por ser deste porte, não a exime de seus deveres), mas se espera mais de uma emissora com tanta repercussão e na teoria que tem os melhores profissionais do mercado. Esse erro feriu o artigo 11° do código em que “o jornalista é responsável por toda a informação que divulga...”
Este trabalho nasceu com o intuito de ser histórico, pois reuniu numa única matéria dois grandes nomes do jornalismo: CNN e Times, esses dedicaram seus profissionais por meses para um único trabalho, que não foi bem sucedido.Temos um exemplo de favorecimento dos meios, pois quis juntar-se e passar á população cada vez mais a marca para a qual trabalham, exemplo claro de que foi violado mais uma vez o Código de ética, em seu Art.13° em que nos diz que “O jornalista deve evitar a divulgação dos fatos: com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.”
Outro ponto muito importante e que levou a todos esses transtornos foi a coleta indevida das informações para a matéria, o que também é citado no Código de Ética, pois não há informação correta se os meios que o jornalista utiliza não sejam confiáveis ou ao menos necessários.Como cita o Art.14 “Ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, todas as pessoas objeto de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não suficientemente demonstradas ou verificadas.” Os jornalistas na publicação em que se redimem à sociedade acabaram confessando que não ouviram o número necessário de pessoas para que se tivesse credibilidade na matéria.
Esse como foi citado, é um exemplo clássico de não subordinação dos profissionais de comunicação aos meios. Justo no seu Art.7° em que se estabelece que “O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade dos fatos, e seu trabalho se pauta pela precisa apuração dos acontecimentos e sua correta divulgação”.
Não podemos dizer que todos os profissionais que ao menos conhecerem o Código de Ética estarão imunes ao erro e aos deslizes do dia a dia, mas se ao menos se dedicarem as boas práticas profissionais, menos erros ocorrerão e mais qualidade de notícias teremos seja em qualquer meio que utilizarmos para nos atualizarmos.
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