terça-feira, 2 de junho de 2009

Newsmaking

Estuda os processos de produção da notícia, e dentro deste processo existem os valores da notícia, e como esses valores interferem no cotidiano.
Entre os vários fatores que interferem, podemos notar, a freqüência, que diz que quanto tempo leva um acontecimento para ganhar noticiabilidade.Quanto mais um jornal repetir um assunto, mais valor ele ganha.
A significância é outro valor de relevância e impacto sobre o público.
A clareza, e a falta de ambigüidade é outro fator de importância, pois quanto mais clara for a noticia a ser passada, mais chances têm algo de virar noticia.
A amplitude do evento mostra que para virar noticia um acontecimento deverá ultrapassar limites.
E a consonância é a facilidade de inserir um novo acontecimento numa idéia velha, enquanto o inesperado fala do obvio, que quanto mais inesperado e raro for o acontecimento, mais chances têm de virar notícia.
E não podemos esquecer a continuidade, já que a maioria dos assuntos expostos na mídia tem a possibilidade de uma continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário