terça-feira, 2 de junho de 2009

Estudando o Newsmaking

Os valores da noticia, a teoria do newsmaking estuda o que deve ou não ser levado em consideração no momento de investigar e produzir informações que serão “entregues” ao público, levando em consideração que um profissional tem o poder de conduzir todas as informações de forma corretas até o público receptor das mesmas. Assim, estudando a rotina dos meios de comunicação o newsmaking explica as informações que são lançadas por pelos veículos, cada veículo segmentando diante seus interesses; sociais, ambientais, políticos e etc.. Desta maneira, explica a utilização das informações que chegam até os centros de produção, até o deadline de um veículo jornalístico.

A partir do que o grupo apresentou, podemos destacar que o newsmaking traz consigo os critérios de noticiabilidade, aonde se encaixa o critério contextual: pragmática da produção da notícia; o que deve ser realçado, omitido ou priorizado. Proximidade e relevância dos fatos também são fatores que se fazem necessário na hora da criação do material informativo, uma vez que se as informações não forem de relevância mundial, você dificilmente ficará sabendo do assassinato ocorrido do outro lado do mundo. Neste exemplo, a informação não seria divulgada no Brasil, a menos que a vítima fosse o presidente de algum país, ou algum outro personagem influente.

Segundo Wolf (apud RIOS 2008, p. 4) em A teoria do newsmaking e a influência da Internet no cotidiano dos jornalistas: estudo de caso das editorias de Cultura da Paraíba“O produtor é visto como um Middle Man (Homem Central), obrigado a movimentar-se entre negociações constantes que com o staff (corpo admnistrativo) quer como o network (redes de contato), para conseguir um produto aceitável para todos.”

A partir dos autores, podemos compreender a importância deste estudo diante as necessidades e o peso das informações durante a produção do material informativo pelos jornalistas. Estes profissionais são vistos como confiáveis - muitas vezes são vistos como detentores da verdade absoluta (o que não é verdade), mas mesmo assim, é algo que inspira muita responsabilidade durante as entrevistas com as fontes. Informações precisas são importantes para o profissional, assim como manter uma boa rede de relacionamentos para realizar um bom trabalho, já que apenas o jornalista não pode descobrir a pauta, correr atrás das informações e ser a fonte.

3 comentários:

  1. Muito obrigada pela explicação adorei me ajudou bastate estou no segundo tempo da prorrogação pra entender este texto e com esse texto tudo se iluminou !!

    ResponderExcluir
  2. muito esclarecedor... amei o texto

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o texto. Me ajudou a compreender melhor o que é o "middleman" no newsmaking. E, realmente, a responsabilidade do jornalista é enorme, como mediador entre fonte e público, entre informação e notícia. Gostei do blog!

    ResponderExcluir