terça-feira, 2 de junho de 2009

Newsmaking


Palavra não muito bonita, porém com grande importância entre os meios de comunicação. Essa teoria tem como função selecionar o que pode ser notícia, elaborar formas de relatar e principalmente organizar os fatos para que sejam informados da melhor maneira.
Juntamente com Newsmaking temos que considerar notável o critério de noticiabilidade. Para esse podemos dizer que, é um conjunto de requisitos que se exige de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, adquira existência pública. É um componente importante nas análises sobre o jornalismo, especialmente aquelas identificadas com as perspectivas dessa teoria.
Assim concluímos que Newsmaking tem o poder de abordar o funcionamento do processo de seleção das noticias, desde a pauta até seu produto final. Cada notícia está revestida de um caráter singular e como tal requer uma avaliação da disponibilidade e credibilidade, da importância ou do interesse do acontecimento e da atualidade, para além de uma avaliação dos critérios relativos ao produto, ao meio de comunicação a ao formato. Os valores e notícias são então algo abstrato e só ganham forma quando aplicados na realidade.

Um comentário:

  1. tirando o principio..."palavra nao muito bonita" rs...o resto ta bem legal...

    ResponderExcluir