terça-feira, 9 de junho de 2009

Teoria Organizacional

Com a teoria organizacional, a produção jornalística é dependente dos meios utilizados pela organização. O fator econômico é o mais influente, tendo em vista que o jornalismo é um negocio que busca lucro. Portanto, a organização está voltada para obter sempre mais receitas que despesas.

Na visão de Warren Breed o contexto profissional, organizativo e burocrático exerce influência nas escolhas do jornalista. A linha de orientação do jornalista não seria o público, mas sim o grupo de referência formado por colegas e superiores.

Breed ainda destaca para os constrangimentos organizacionais pelos quais passam os jornalistas e considera que estes obedecem muito mais as normas e a política editorial/política da empresa, do que seus impulsos pessoais na hora da escolha das notícias.

Outro tipo de pressão é o tempo. Quanto menor for tempo de escolha do jornalista, quanto mais próximo ele estiver do deadline, maior será a influência da organização sobre ele. O fator tempo, portanto, transcende a ação pessoal do jornalista e pode ser inserido nos constrangimentos organizacionais que assimilam o jornalista à política organizacional da empresa.


http://www.latinoamericano.jor.br/aulas/teoria_jornalismo/Gatekeeper_ORGANIZACIONAL_ideologica.pdf

http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/artigos/Colunista.asp?artigo=564

Nenhum comentário:

Postar um comentário