terça-feira, 2 de junho de 2009

Questionando os valores-notícia

O Newsmakling é um processo que estuda a rotina da construção da notícia. Explica como ela interfere no cotidiano das pessoas e como circulam nas rodas de conversa da sociedade. Esse estudo demonstra que cada vez fica mais difícil falar da manipulação da informação. Muitas vezes esse fator tendencioso pode não ocorrer pela vontade própria do profissional, mas por exemplo, em virtude do dead line cada vez mais apertado do jornalista. Sem o tempo devido para analisar a informação que será repassada, é possível que possam haver erros. Contudo, alguns equívocos ou situações fogem disso e se mostram intencionalmente tendenciosos.

É pertinente essa discussão da função do jornalismo na sociedade, já que pelo modo como muitos profissionais vem utilizando o seu papel na sociedade, gradativamente as funções de deixar a população bem informada tem sido substituida pelo desejo de assustar ou entreter simplesmente.

Parece-me que a exploração do sensacionalismo serve como fio condutor no momento de escolher o que chegará até o receptor. Nesse tipo de jornalismo a lista dos valores-notícia é encabeçada pelas imagens de horror com a intenção de sempre conquistar mais leitores/ouvintes/telespectadores. E é nesse aspecto que essa discussão é relevante, visto que cada vez mais podemos observar o declínio da notícia para algo que foge do que é ensinado na academia. Para modificar essa realidade de mercado, cada aos novos profissionais entenderem que o jornalismo representa um papel importante e que deve ser tratado com respeito e seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário