O Newsmaking, trata os meios de comunicação como emissoras de mensagens socialmente produzidas.
Estuda a forma como uma noticia é construida, levando em conta alguns parâmetros usados, onde é decidido quando um acontecimento pode virar noticia ou não.
Os elementos fundamentais do newsmaking são, a noticiabilidade que são os valores da notícia tais como amplietude, quanto maior o número de pessoas envolvidas maior a probabilidade de o acontecimento ser noticiado. Negatividade, ás más noticias vendem mais do que as boas notícias. Carácter inesperado Um evento totalmente inesperado terá mais impacto do que um evento agendado, entre outros… Os constrangimentos organizacionais, onde implica se a noticia divulgade, não prejudicará uma empresa, ou acaretará problemas para a mesma. Construção da audiência, em que os acontecimentos que certamente terão mais repercursão , serão divulgados para obtenção de uma maior audiência . E por ultimo as rotinas de produção, onde é observado todo uma rotina, desda criação da noticia ate sua distribuição, esse critério contextual é a pragmatica da produção da notícia,em que é decidido o que deve ser realçado, omitido ou proibido.
Referências :http://www.google.com.br/search?q=NEWSMAKING&hl=pt-BR&lr=lang_pt&start=40&sa=N
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário