sábado, 4 de abril de 2009

A calamidade e os veículos de comunicação

A tragédia que atingiu a cidade de Blumenau no mês de novembro foi um grande exemplo de como os meios de comunicação utilizam a agenda-setting, que é a teoria que procura explicar um certo tipo de efeitos cumulativos a curto prazo que resultam da abordagem de assuntos concretos na mídia. Os veículos de comunicação locais tiveram um acesso mais fácil às informações e as notícias sobre a catástrofe.
Assim a agenda-setting faz com que as mídias ao informar sobre um determinado tema, e se esse assunto tiver continuidade nos meios de comunicação e se este for bastante abordado, maior a importância que o público lhe atribuiria na sua agenda.
O tema tragédia, drogas, morte sempre traz interesse as pessoas, facilitando que os veículos de comunicação passem as informações ao seu público alvo. A calamidade que atingiu a cidade ficou destacada em todo Brasil. Diversos veículos veicularam informações, cada qual com seu jeito de fazer notícias. A tragédia foi associada com outras áreas do Brasil que também estavam sendo atingidas pela chuva.
Assim, podemos afirmar que as mídias ao formarem seu agendamento fazem com que as pessoas passem” a pensar sobre o que” e “não pensar o que”.

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