terça-feira, 7 de abril de 2009

A Teoria das Mediações em 3 pontos-chave

DIEGO RAMON VALLE VITAL

Neste artigo serão discutidas 3 das concepções fundamentais da teoria das Mediações de Martin-Barbero.

Num de seus vieses mais evidentes, a teoria das Mediações nos apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. De acordo com o teórico, o público deixa de ser visto como uma “esponja”. Ou seja, o público passa a ser também parte “participativa” do processo de comunicação de determinada mensagem.

As experiências de vida, o cotidiano, o dia-a-dia, as aspirações teóricas, filosóficas, éticas e morais de cada indivíduo colaboram para a assimilação da mensagem. Dessa forma, antes de acatar tudo aquilo que a mídia lhe apresenta, cada indivíduo é dotado das faculdades necessárias para raciocinar e tecer uma série de julgamentos acerca daquilo que resolverá – ou não – aceitar e tomar como justo.

Ainda de acordo com esta teoria, a investigação e a pesquisa passam a assumir incontestável importância no processo de comunicação, uma vez que é através destes artifícios que os comunicadores – os sujeitos que produzem uma mensagem que será transmitida – passam a conhecer melhor seu público-alvo (quem é, como é, qual as aspirações, os desejos, as tentações), permitindo que se faça um “melhor direcionamento” da mensagem. Por meio da análise do sujeito-receptor, torna-se possível criar um caminho de comunicação mais direto, que toque diretamente na mente e que afete a "percepção consciente" deste mesmo emissor.

Por último, vale ressaltar o papel fundamental assumido pela fragmentação dos públicos receptores nas mediações. A partir do momento em que se cria um ambiente fragmentado, torna-se capaz de reunir um maior número de indivíduos que compartilhem características semelhantes. Diante dessa realidade, os esforços de comunicação tornam-se bastante resumidos, uma vez que os conceitos de repetição e contundência presentes nas técnicas de comunicação de massa passam a dar lugar a uma estratégia simples, mais eficiente e eficaz, que, ao transmitir uma mensagem, amplifica os horizontes de recepção da mesma.

Finalmente, ao levar-se em consideração os três aspectos que aqui foram tratados, é fácil compreender a grandiosidade das ponderações teóricas de Martin-Barbero para o universo das Comunicações Sociais.

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