terça-feira, 14 de abril de 2009

Corrompendo o Receptor

Todas as informações chegam às pessoas com seu conteúdo determinado. Elas por natureza são passivas. O governo, a mídia e a propaganda sempre deram as cartas na sociedade por esta razão. Ao se tornar um mero modelo mecânico, a máquina do estado volta a andar, e tudo permanece onde está. Todo tipo de ator interpreta uma cena pré-determinada ou ensaiada anteriormente. A única virtude em um teatro é o improviso.

Toda informação repassada por órgão emissor deve ter em mente que a manipulação não está apenas nas palavras, mas ela usa também imagens a seu favor. A idéia iluminista de que transmitir o conhecimento para quem não conhece esbarra no condicionamento e na moral existente no coração das instituições sociais. É claro que a política detém grande poder, e isso é acentuado com a manipulação da informação. Usando as novas tecnologias a seu favor, torna-se impossível a espontaneidade nascer no mundo atual.

A mensagem deve ser calcada na idéia de que o ser humano nasceu para ser livre, e que toda informação possui um poder natural de manipular ações e pensamentos. Desta maneira, a manipulação destrói a única virtude capaz de mudar a sociedade atual: Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário