terça-feira, 7 de abril de 2009

O publico e a recepção das informações

América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social
A Teoria das Mediações
Jesús Martín-Barbero

O publico e a recepção das informações

A recepção dos consumidores de informação não acontece em efeito esponja como era pensado no inicio. As pessoas assimilam ou repensam as noticias ou informações conforme seu contexto social sua rotina de vida. Os telespectadores não absorvem tudo o que é dito e o que absorvem entendem de uma forma particular. Por exemplo, uma jovem que escuta uma noticia policial de uma filha que assassina a mãe pode achar isso um absurdo, um crime hediondo. Ou ainda pode se deixar influenciar pelos motivos ou pela historia da réu e identificar com a sua realidade de vida, e acabar cometendo um crime da mesma forma ou algo parecido. Os jornalistas, apresentadores, colunistas enfim todo o profissional que de alguma forma expõe uma realidade, uma informação verídica ou não como é o caso das novelas, não tem como controlar ou saber afinal o que o receptor da noticia ou do fato ira pensar ou modificar através do conteúdo exposto.
Devido ao enorme numero de informações recebidas todos os dias as pessoas não tem tempo para repensar ou mesmo concluir algo sobre as noticias e os fatos rotineiros expostos pelas diversas mídias. Conforme o contexto da vida de cada um, algum fato ou informação chama mais atenção do que outros estes então levam a uma discussão com outros consumidores de diversos meios de informação. Ainda pode ocorrer uma reflexão solitária onde o individuo repensa e chega ou não a uma conclusão do tema tudo isso conforme sua experiência de vida.






Samira Suelen Geissler
Liciane Tavares

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