terça-feira, 7 de abril de 2009

Particularidades

Foi-se o tempo em que o que era ouvido, assistido ou lido era como se fosse lei. Isso é coisa do passado. E um passado bem distante. Desde o começo da evolução da informação o receptor começou a explorar seu senso crítico e deixou de acatar as mensagens que recebe, por pura aceitação. Pensar, analisar, julgar, faz parte dos atuais receptores das mensagens, independe de sua formação ou situação socioeconômica. Cresce ai a responsabilidade do emissor.

Levando pela tese de que cada pessoa tem sua particularidade, baseada na cultura e na formação, a mensagem precisa respeitar certos critérios para que chegue até o receptor de forma confiável, não tentando convencê-lo, mas procurando despertar ainda mais o senso crítico.

É neste sentido que Jesus Martins Barbeiro chama atenção para quem transmite uma mensagem. A tentativa de convencimento não é mais conveniente nos tempos atuais. Abrir o campo para que o receptor tenha maior visão sobre a mensagem seria o ideal. O fazer pensar e criticar deve ser explorado.

O desafio é ainda maior para o mundo da internet. Informação em velocidade, inúmeras fontes e a possibilidade de exploração mais aprofundada de um determinado assunto, faz com que o receptor tenha um leque de opções. Sua atenção irá se voltar para aquela mensagem que conseguir atrair seu senso crítico, dando uma visão ampliada do fato.

Desta forma podemos concluir que Barbeiro busca chamar a atenção para que o emissor não tente enviar mensagens com o puro objetivo de convencer o receptor . O que autor quer dizer, é que já não cabe mais a divulgação de informações com a intenção de formar opiniões favoráveis ao pensamento de quem emitiu a mensagem. Cabe exclusivamente a quem vai recebê-la avaliar através de seus conhecimentos e sua cultura se concorda ou não com o que está recebendo. Quanto maior for a opção de análise, mais facilmente o receptor terá condições de chegar a uma conclusão, entendendo assim que a mensagem recebida é de confiança.

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