terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

NEWSMAKING E A NOTÍCIA

Diferente do que muitas pessoas pensam, a notícia em sua essência, é remanejada de acordo com as necessidades do produto vendido pelo veículo de comunicação. Elas são "produtos" criados, inicialmente, com um caráter básico. Mas está ali o registro do fato. A abordagem mais concreta sobre a informação será repassada no complemento da notícia. Ai sim abordada de maneira mais elaborada.
A teoria ensina como deve ser a questão ética de veiculação. Porém, a prática se difere muito dessa realidade. Afinal, cada repórter, de acordo com os interesseses do veículo, tem a possibilidade de seguir até onde é de seu interesse.
Segundo Pena “Embora o jornalista seja participante ativo na construção da realidade, não há uma autonomia incondicional em sua prática profissional, mas sim a submissão a um planejamento produtivo. As normas ocupacionais teriam maior importância do que as preferências pessoais na seleção das notícias”.
A noticiabilidade é negociada na redação por repórteres, editores, diretores e outros autores do processo produtivo. Para Nelson Traquina e Pierre Bourdieu, “os jornalistas têm óculos através dos quais vêem certas coisas e não outras. Vêem de certa maneira as coisas que vêem. Operam uma seleção e uma construção do que é selecionado”.
Por isso, o que é notícia para um veículo, pode não ter importância naquele momento para o outro. São vários fatores dispostos nessa questão, que fazem a notícia acontecer e aparecer.

Francielle Furtado

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