O público tende a atribuir àquilo que esse conteúdo inclui uma importância que reflecte de perto a ênfase atribuída pelos mass media aos acontecimentos, aos problemas, às pessoas. (SHAW apud WOLF, 2001, p. 144).
A partir dos estudos do mestrando em Educação Física/UFSC , Cristiano Mezzaroba, podemos unir a idéia de que o agendamento das informações acontece diariamente na vida das pessoas. No caso do Jornalismo automobilístico, pode-se apresentar de ”N” formas que façam parte do cotidiano do telespectador.
Tomando como exemplo o programa “Auto esporte” exibido aos domingos pela manhã na TV Globo, podemos perceber que tanto aficionados ou simples motoristas acompanham os programas, seja para pegar dicas; buscando melhorar o desempenho de seu meio de transporte, pelo fascínio de cuidar do veículo ou mesmo para conhecer as novidades, mesmo que nunca tenha condições de comprar.
Neste caso, a teoria do agendamento setting procura diferentes formas de prender a atenção do telespectador e fazer com que, durante a semana ele discuta sobre o que foi transmitido no programa.
A distância entre o telespectador e as informações transmitidas é que geram o interesse. O que dificilmente ele teria acesso para saber sobre o carro do ano, ele pode descobrir através da televisão, sem sair do conforto de sua casa.
Nesse contexto jornalismo e publicidade caminham unidos para atrair a atenção do telespectador, pesquisas são realizadas para saber qual o real interesse do telespectador quando assiste um programa automobilístico. A super produção das cenas exibidas são utilizadas de forma a mostrar o que o carro do ano tem de novidade.
Segundo o IBGE, a televisão está em 90,5% dos lares brasileiros. Por isso a televisão tem maior força que muitos outros meios de comunicação. As imagens são ainda a melhor forma de elucidar as informações apresentadas.
João Vitor Gonçalves.
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